sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Homenagem a Pina Bausch

A coreógrafa alemã Pina Bausch, que faleceu inesperadamente em 2009, revolucionou a dança-teatro nos anos 70 e, após uma primeira fase mal compreendida, passou a ser a figura mais consensual da dança contemporânea. Aos 68 anos, Pina ainda dançava.

Era um fenómeno de massas, apesar de dar poucas entrevistas e não gostar de ser uma figura mediática. Aparecia nas conferências de imprensa sempre vestida de preto, o cabelo escorrido apanhado em rabo-de-cavalo, os olhos azuis escondendo a timidez, o cigarro na mão, a dificuldade em pôr o seu mundo em palavras. "Façam-me perguntas. Façam-me perguntas. Não sei falar sobre a minha obra."

Sob a sua direção, o teatro de dança de Wupperthal ganhou fama mundial. Recebeu numerosos prêmios internacionais pelas suas criações e em Agosto de 2008 foi agraciada com o Prêmio Goethe da Cidade de Frankfurt, pela sua obra. Mas quando lhe perguntavam qual terá sido o seu papel, enquanto criadora, Pina respondia apenas: "Talvez eu tivesse trazido a capacidade de fantasiar, de interrogar."



Nenhum comentário:

Postar um comentário